Amamentação e Volta ao Trabalho


FB_IMG_1517497761339

Foto: Raquel Cid

Toda mãe fica receosa e pensativa quando o assunto é Amamentação e Volta ao Trabalho. Logo, pensamentos de cobrança e dúvidas caem sobre nossa rotina e nos fazem pensar em como será esse momento e qual a melhor forma mais leve de passar por esta fase sem traumas para o bebê e para a mãe. Nessa entrevista, a nossa querida Fonoaudióloga, Meri Gaboardi, Especialista em Aleitamento Materno, responderá essas questões.

Como a mãe deve estimular a produção de leite, uma vez que essa tarefa não está mais sendo feita ao longo do dia através da sucção do bebê?

Para a mulher continuar estimulando a produção de leite é preciso ser realizado a ordenha manual ou com bomba (alugada ou comprada), nos horários em que o bebê iria mamar e continuar dando de mamar ao bebê antes e no retorno do trabalho.

Lembre de ingerir líquidos. O chá da Mamãe da Weleda é uma delícia gelado ou quentinho! Desenvolvido para auxiliar a mãe na fase mais importante da vida. Contém em sua formulação ervas e plantas conhecidas: Funcho, Erva-Doce, Melissa e Rosa Silvestre. Traz conforto e acalma a mãe.

A licença a maternidade no Brasil dura em média 4 meses, como não interromper o aleitamento materno?

A Organização Mundial de Saúde recomenda o Aleitamento Materno exclusivo até os 6 meses e como complemento até os 2 anos ou mais. Quando a mulher precisa retornar ao trabalho, o importante dessa nova fase é que a mãe se planeje, se prepare e se organize com as novas rotinas para manter o aleitamento materno. Quinze dias antes do regresso ao trabalho a mãe deve retirar e armazenar o leite materno no congelador ou freezer.

Qual é o procedimento correto para retirar o leite e armazena-lo?

A mama deve ser massageada e o leite ordenhado deve ser colocado na geladeira, onde pode permanecer por 12 horas ou no freezer /congelador por 15 dias, o transporte do leite deve ser feito em caixa térmica com gelo.

Qual o período ideal para manter o leite materno congelado? E como deve ser feito o descongelamento?

O leite deve ser aquecido em banho-maria e ofertado imediatamente ao bebê em copo, xícara ou colher, para não ocorrer a confusão de bicos e o desmame do seio materno. Não usar micro-ondas.

Na Casita, você pode participar do curso Bebe tem Fome de Quê?

Amamentação e Volta ao Trabalho, que é prático e divertido. As mães adoram tirar fotos de seus bebês experimentando todas as formas de oferta de seu leite.

Beijos e esperamos vocês lá.

Carla Capuano, consultora de parto e pós parto, psicóloga, mediadora de grupos de pós parto e idealizadora da Casita.

Meri Gaboardi, fonoaudióloga especializada em amamentação, consultora de aleitamento materno, conduz os Cursos de Amamentação para grávidos e o Bebê Tem Fome de Quê? Amamentação e Volta ao Trabalho.

Acesse nossa programação. Nosso espaço também conta com serviço de locação de bombas de leite Medela e potes de vidro para armazenamento.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>