Dança Materna para Gestantes


A Dança Materna para Gestantes potencializa uma vivência consciente da gravidez, onde a mulher é convidada a experimentar-se na Dança como forma de se conhecer, expressar e lidar com todas as transformações em curso neste momento da vida. Além do prazer de dançar, traz muitos benefícios físicos e emocionais para a grávida, beneficiando também seu bebê e contribuindo com a preparação para o parto.

Benefícios:

  • Melhora a oxigenação e a circulação sanguínea, beneficiando mãe e bebê. 
  • Possibilita uma assimilação mais tranquila das mudanças que vão acontecendo no corpo, com o auxílio de exercícios adequados de alongamento, fortalecimento e respiração. 
  • Colabora para uma sustentação harmoniosa do ganho de peso.
  • Contribui com a preparação para o parto, quando é preciso conciliar momentos de ação e de entrega.

Como são as aulas:

Nas aulas as gestantes são convidadas inicialmente a prestar atenção no próprio corpo, na respiração e no bebê. A intenção é afinar a sintonia e contribuir para que a mulher se coloque no presente e dedique aquele momento da maneira mais inteira possível a ela e a gravidez. Depois espreguiçam bastante e percebem o próprio corpo, se há alguma dor ou tensão desnecessária. A partir disto propomos exercícios, movimentos poéticos e massagens, de acordo com as necessidades de cada uma. Na Dança Materna, as propostas transitam entre o estar coletivo e a atenção individualizada. Depois vem a dança, à base de improvisações direcionadas à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. No final, mais um pouco de alongamento,respiração e compartilhamos como foi a vivência daquela aula. 

14666274_946164408822160_2320088001634026247_n