Fisioterapia Feminina (Pélvica)


A fisioterapia pélvica é responsável por cuidar de tudo que acontece na pelve. Essa parte do corpo que usamos diversas vezes ao dia, sem nem percebermos, guarda órgãos importantíssimos como a bexiga e o útero e reto.
Durante a gestação, o corpo da mulher vai se modificando para ser capaz de dar conforto o bebê e promover um parto normal. Com essas mudanças, as mulheres podem sentir desconforto e dores no corpo que a fisioterapia trata através de técnicas manuais e exercícios.

Como a pelve sustenta todos os órgãos através de músculos e ligamentos do assoalho pélvico, a Fisioterapia atua como prevenção e tratamento de disfunções como incontinência urinária e fecal e prolapso (popular ‘bexiga caída’).
O preparo para o parto normal normalmente é realizado na massagem no assoalho pélvico, que muitas vezes está tenso e nem se percebe no dia-a-dia. No final da gestação, após o relaxamento do assoalho pélvico, é utilizado o Epi-no que é um balãozinho que é introduzido no canal vaginal para realizar alongamento muscular do assoalho pélvico e promover a sensação de passagem do bebê na hora do parto.

Portanto a fisioterapia tem sido demonstrada através de estudos e relatos de pacientes eficiente no trabalho com a gestante.

14656273_946164452155489_3071588010775493320_n