O Puerpério


Foto: Silvia Pazin

Foto: Silvia Pazin

Durante a gravidez nos preparamos muito para o parto, preparamos as roupinhas e coisas do bebê, mas uma coisa que ninguém nos prepara é para o puerpério. O puerpério é o período que se inicia após o nascimento do bebê e se estende até as 6 semanas pós-parto.

Neste período, o corpo da mulher sofre inúmeras modificações para retornar ao que era antes da gestação. Os hormônios que estavam em níveis elevados na gravidez caem abruptamente com a saída da placenta. Logo após o parto, temos como alterações físicas o lóquios que é um sangramento vaginal normal que pode ficar até uns 45 dias, sentimos fortes cólicas pois o útero está retornando ao tamanho normal, as mamas ficam túrgidas com a descida do leite e muitas vezes doloridas, as pernas incham.

Além de todas as alterações físicas que a mulher passa, temos as alterações emocionais. Estas alterações são as que mais afetam as mulheres. Com a queda dos hormônios, ocorre uma tristeza chamada de blues puerperal, esta tristeza não tem explicação, a mãe fica chorosa e muito sensível. Adicionado a esse blues nas mães de primeira viagem se acrescenta o medo do desconhecido, ser mãe muda a vida da mulher completamente, e nas mães que já têm filho as coisas também mudam com a chegada de um novo membro na família.

Quando minhas pacientes retornam comigo na consulta procuro conversar muito sempre, é fundamental saber que o que ela está sentindo é perfeitamente normal e que vai passar! A dica é que sempre tenha companhia, ficar sozinha em casa com bebê recém-nascido pode ser estressante no início, peça ajuda a mãe, amiga e marido. Ter com quem dividir o tempo ajuda muito.

Tente conversar com outras mães que estão na mesma fase que você, existem grupos de pós parto onde todas compartilham experiências.

E lembre-se, essa fase difícil vai passar!

Se notar que os sintomas de tristeza não melhoraram, procure seu médico para ajuda.

E vocês? Dividam com a gente como foi o puerpério por ai!

Por Desirée Encinas – Ginecologista Obstetra

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>